Como fazer o Desentupimento Caseiro?

Quem nunca passou por uma situação chata de entupimento de ralos, seja no banheiro após utilizar o vaso sanitário, ou ainda durante a lavagem dos pratos? É sempre um momento complicado, pois temos que tomar atitudes muitas vezes degradantes ou desagradáveis.

Todavia, não temos outra alternativa que não seja buscar resolver essa situação. Nem sempre é necessário ou possível contratar um serviço profissional para realizar o desentupimento, pois em muitos casos nós mesmos podemos dar jeito nessas questões.
Esse texto é para você, que se encontra nessas situações difíceis e não sabe muito bem como lidar com o entupimento dos ralos de sua residência, além de te dar dicas importantes de prevenção e identificação dos sinais antes do “caldo entornar”.

Identificando o entupimento

Primeiramente, é fundamental saber o que é um entupimento e quais são suas possíveis causas. O entupimento ocorre pelo acúmulo de dejetos e impurezas nas tubulações. Um ralo entope por diversas razões, pois nossa rotina está tomada de atividades que fazemos que infelizmente colaboram para isso acontecer.

Quando tomamos banho, fios de cabelo entram no ralo, além do uso de produtos químicos como sabonete e shampoo. Quando lavamos a louça, também usamos produtos químicos, além da gordura e restos de alimentos que vão se depositando nos encanamentos e, pouco a pouco, levam ao estado de entupimento. Identificar um entupimento é fácil, pois o transtorno causado será imediato. O difícil é saber ao certo a causa, o que também dificulta empregar a melhor solução para o problema. Mas não se preocupe. Aqui elencamos uma série de soluções caseiras fáceis e eficazes que podem te ajudar nesse momento de aperto

Soluções caseiras para o entupimento

Temos várias alternativas acessíveis em casa para resolver os transtornos ocasionados por entupimentos. Basta saber combinar alguns elementos simples e seus problemas acabam! Vamos conhecê-los?

Água quente

A opção mais simples e acessível possível. Basta esquentar bem a água e despejar no ralo entupido, pois ela pode derreter ou amolecer alguns desejos, desobstruindo o encanamento que não esteja em um estágio tão avançado de entupimento. Porém, como veremos a seguir, a água quente tem um poder de ação muito maior quando combinada a outros elementos.

Bicarbonato de sódio e vinagre

Uma das opções fáceis mais eficazes contra o entupimento dos ralos da pia! Basta colocar uma colher de bicarbonato no ralo e deixar agir por uns minutos. Você vai perceber uma espuma se formando, o que significa que o componente está agindo. Depois disso, jogue um pouco de vinagre no ralo, pois a reação dos dois elementos é potente para corroer os dejetos que estão impedindo a passagem da água.
É importante vedar de alguma forma (pode ser com um pano) o ralo para conservar essa ação.  Feito isso, é preciso aquecer uma boa quantidade de água (de ½ a 1 litro) e despeje no ralo. Volte a tapar o ralo com o pano.

Arame

Mais indicado para os entupimentos nos ralos do banheiro, pois ele será utilizado para capturar manualmente os fios de cabelo ou outros dejetos que possam estar obstruindo a passagem da água. Basta abrir o ralo e inserir o arame que você sentirá alguma dificuldade de progredir, o que é sinal de que você encontrou o ponto de obstrução. A partir daí, basta retirar todos os fios de cabelo e restos de sabonete.

Desentupidor

O bom e velho desentupidor manual! A pressão aplicada pelo aparelho vai acabar empurrando os obstáculos ralo abaixo ou fazê-los submergir, o que te dará oportunidade de retirá-los manualmente.

Soda cáustica

Uma alternativa muito utilizada é a soda cáustica, mas é altamente controverso seu uso, pois se trata de um corrosivo muito poderoso colocando em risco sua saúde e a integridade do encanamento. Você vai conseguir dissolver o que estava entupindo o ralo, mas isso pode causar um transtorno ainda maior de quebrar o encanamento ou acabar se queimando