Como funciona o Geofone?

Problemas com vazamento de água podem acontecer em qualquer momento, porém, o mais preocupante é quando esse vazamento não é facilmente identificável. Ou seja, mesmo procurando em todas as torneiras e tubulações aparentes, você não consegue encontrar a origem do problema. Isso pode causar uma grande dor de cabeça, pois o vazamento de água, além de aumentar a conta, também pode causar danos no seu imóvel devido à infiltração.

Nesse caso, o que fazer? Antigamente, para achar onde estava o vazamento, tinha que quebrar a parede e alguns tentavam ouvir alguns sons através dos copos na parede. Mas graças à tecnologia, hoje em dia é possível identificar de maneira eficaz onde está ocorrendo o vazamento através de equipamentos, como o geofone, sem precisar quebrar paredes desnecessariamente. Isso é sinônimo de economia e eficiência.

O que é o Geofone?

O geofone é muito usado por empresas que prestam serviços para identificar e solucionar o vazamento de água em residências, empresas, edifícios, piscinas, jardins ou reservatórios.  Esse equipamento é extremamente eficiente, pois com ele é possível saber o local exato em que a água está vazando, visto que ele possui métodos para ampliar o som e observar pelo aparelho as frequências sonoras.

Pode parecer simples, mas existem vários fatores importantes que devem ser analisados, que apenas profissionais especializados conseguem observar, como, por exemplo, a pressão da água e o material da tubulação.  Dessa forma, utilizando o geofone, até mesmo os pequenos vazamentos que são difíceis de serem encontrados são identificados para ser possível solucionar o problema. Ou seja, sabendo a localização exata, o conserto também será mais rápido.

Como o geofone funciona?

O geofone é um pequeno aparelho que possui um visor digital e alguns botões para o seu manuseio. Ele possui sensores que são os responsáveis por identificar os sons na tubulação. Além disso, esse aparelho também possui fones de ouvido com cancelamento de ruído externo. Dessa forma, o profissional consegue focar melhor nos sons que vêm apenas da tubulação.

Mas o principal desse aparelho são os sensores. Como a pressão da água é alterada nos locais em que há algum vazamento, ele consegue encontrar facilmente onde as ondas sonoras estão diferentes das demais.  Por fim, as informações serão mostradas no visor digital do aparelho para que o profissional saiba analisar exatamente o que está acontecendo, conforme as características de cada local.

Quais são os benefícios do geofone?

Resumindo tudo o que foi dito sobre o geofone, podemos indicar vários benefícios da utilização desse aparelho para encontrar a origem do vazamento de água:
1-Não é necessário quebrar toda a parede para encontrar o local do vazamento;
2-Você estará economizando dinheiro, pois não irá fazer obras onde não é necessário;
3-O geofone é altamente eficaz para identificar a origem do vazamento de água que não está visível;
4-Profissionais especializados conseguem utilizar esse aparelho de maneira simples e rápida;
5-O encanador poderá agir especificamente no local do problema, solucionando de forma mais rápida, econômica e com menos sujeira.

Os benefícios do geofone são muitos. Não há mais razão para sofrer tentando descobrir onde está ocorrendo o temido vazamento de água. Entre em contato com empresas especializadas e resolva rapidamente o seu problema!