Compare Preços e Serviços
de Desentupimento de ralo!

Desentupidoras de ralo licenciadas em Curitiba!
Receber orçamentos gratis

Existem diversas razões para o entupimento de um cano, sendo a principal delas a falta de manutenção. Quando medidas preventivas são realizadas, vários destes problemas podem ser evitados.

No entanto, seja por falta de conhecimento ou interesse, deixam de fazer a manutenção do sistema de encanamentos, resultando entupimentos constantes.

Mas quais são os principais motivos que causam o entupimento dos ralos? Os motivos podem ser vários, no entanto, tubulações muito antigas ou de materiais de qualidade duvidosa, possuem maiores chances entupimento.

Nestes casos, tanto os materiais de qualidade inferior como as tubulações mais antigas, não possuem um perfeito alinhamento nas paredes dos encanamentos, capazes de manter um excelente fluxo de água.

Gorduras e óleos entopem o ralo?

Essa é uma das causas mais comuns de entupimento do cano de esgoto. É importante lembrar ser necessário ter muito cuidado com o que vai ser descartado pelo ralo, pois isso aumenta muito os riscos de obstrução. Alguns exemplos são:

Gorduras –  Além de contribuir para a poluição, você estará causando um grande dano no cano ao jogar óleo de cozinha no ralo da sua pia. Esse óleo vai endurecendo, então ele cria camadas nas paredes do encanamento, que com o tempo vão obstruindo a passagem da água.  Nestes casos, separe sempre o óleo de cozinha já frio em uma garrafa e descarte em local apropriado.

Restos de alimento podem ser jogados ralo?

Qualquer material sólido tem o potencial de causar o entupimento de um cano. Por isso, de forma nenhuma devem ser jogados diretamente no ralo da pia. Restos de alimentos como as cascas de algumas frutas não conseguem passar pelo sifão, consequentemente ficando presos no encanamento causando um obstrução. Sendo que isso serve também para qualquer outro resto de alimentos. Instale telas nos ralos na pia da cozinha para evitar que pedaços maiores entrem no cano, e jogue o resto dos alimentos no lixo. O mesmo vale para pó de café, cascas de ovo e gorduras.

Quais os sinais de um cano entupido?

Um cano entupido faz um escoamento lento da água, muitas vezes gerando refluxos e mau cheiro vindo dos ralos. Além disso, pode acontecer também da água borbulhar enquanto estiver escoando. Entupimentos podem gerar sérios danos às estruturas dos vizinhos, prédios e até mesmo condomínios. Se você identificou algum destes sinais, entre em contato conosco para agendar uma visita técnica grátis e sem compromisso.

Como fazer a manutenção do encanamento?

Como o entupimento é causado por excesso de materiais sólidos no encanamento, é fundamental manter a pia sempre limpa. Além dos cuidados em não jogar lixo, sólidos e gorduras nos ralos, a manutenção preventiva é a chave para evitar entupimentos.

A manutenção dos encanamentos deve ser feita com bicarbonato de sódio e vinagre. Além de dissolver a gordura do cano, esta mistura ainda consegue eliminar as bactérias presentes no encanamento. Isso ocorre porque a reação química gerada pela mistura do bicarbonato de sódio e vinagre é o ácido carbônico, um excelente solvente e higienizador.

Antes de tudo, limpe bem a pia. Após a limpeza, esquente um chaleira com água bem quente (não fervendo). Primeiro coloque uma colher de sopa de bicarbonado no ralo. Em seguida despeje meio copo de vinagre, e em seguida a água quente.

Assim, realizando a manutenção periódica dos ralos, você garante o bom funcionamento do encanamento por mais tempo e livre de preocupações com entupimentos.