Compare Preços e Serviços
de Limpeza de C.Gordura!

Limpeza de C.Gordura licenciada em Curitiba!
Receber orçamentos gratis

O objetivo da caixa de gordura é coletar e reduzir a quantidade de gorduras e óleos que entram no esgoto. Em termos simples, são caixas posicionadas no ralo para filtrar as águas residuais das pias e maquina de lavar louca da cozinha antes de entrar no sistema de esgoto. Elas são projetadas apenas para a cozinha, e não devem estar conectadas a outras fontes do sistema de drenagem, como banheiros.

Como funciona uma caixa de gordura?

As caixas de gordura funcionam com base no princípio básico de que as gorduras e óleos flutuam, e as partículas sólidas afundam. Os defletores da caixa reduzem o fluxo da água residual das pias, permitindo que um período de assentamento ocorra, e a separação de óleos, água e partículas de alimentos aconteça.

O resultado, e que tanto as partículas de alimentos, assim como as gorduras e óleos sejam retidos na unidade, permitindo que água mais limpa seja escoada. No entanto, com o tempo os resíduos retidos se acumulam e terão de ser removidos para descarte ambiental.

Onde está localizada a caixa de gordura?

Elas podem ser feitas de vários materiais diferentes, incluindo aço inoxidável, aço macio, plástico, concreto e até mesmo materiais descartáveis. Sendo que os modelos comerciais variam de capacidade, iniciando em torno de 40 litros, e podendo chegar até 45.000 litros ou mais. As caixas de gordura, podem ser localizados acima do solo, abaixo do solo, na cozinha ou fora do prédio.

Qual a eficácia da caixa de gordura?

Cada local e circunstância são únicos. Em média, uma caixa de gordura de estágio único reterá de 50% a 90% da gordura que entrar nela. A maioria dos coletores de gordura comerciais são unidades de câmara única.

Para aumentar a eficácia de um controle e gerenciamento, 2 ou mais unidades podem ser usadas em conjunto, onde cada unidade ou câmara retém entre 50% e 90% das gorduras.

O regulamento atual exige que todas as novas construções e reformas de instalações de alimentos quentes tenham um meio eficaz de remoção de gordura no local. Eles são obrigatórios em todos os locais que preparam comida quente para o público ou funcionários.

Estes estabelecimentos incluem: hotéis, escolas e faculdades, restaurantes, cafés, centros de conferência, padarias, fabricantes de alimentos, bandejões em fábricas e escritórios.

Qual a importância da limpeza da caixa de gordura?

A caixa de gordura evita que o excesso de gordura entre no ralo, protegendo a sua tubulação e a rede de esgoto municipal. Entretanto, o custo desta proteção, e a formação de blocos de gordura e resíduos acumulando na caixa de gordura. Sem dúvida, em um momento,  a caixa ficará cheia, podendo  vazar, transbordar,  entupir o encanamento, ou até mesmo, a rede de esgoto da rua. Além disso, se a caixa não for limpa frequentemente, o mau cheiro da caixa fica insuportável podendo atrair baratas e outros insetos!

A frequência ideal de limpeza da caixa de gordura pode variar. Geralmente, o mais recomendado é mensalmente em bares e restaurantes pequenos, e semanalmente para restaurantes maiores e mais frequentados. Os proprietários ou operadores de instalações de serviços de alimentação devem manter a documentação e os registros de manutenção da caixa de gordura em um local de fácil acesso e devem estar disponíveis para seção e cópia mediante solicitação das autoridades locais.