Compare Preços e Serviços
de Limpeza de Fossa!

Limpeza de Fossa licenciada em Curitiba!
Receber orçamentos gratis

Muitas localidades no país não contam com a oferta de serviços de saneamento básico, o que acarreta escassez de água, poluição de rios e solo por conta do despejo do esgoto in natura. O principal objetivo da fossa séptica é realizar o tratamento primário de esgoto, pois ela purifica os efluentes oriundos da casa.

Como a fossa séptica funciona?

Dessa maneira, nos locais onde não há acesso à rede de esgotamento sanitário, geralmente em áreas rurais, a fossa séptica é uma alternativa para tratar o esgoto antes de ser lançado diretamente no meio ambiente, diminuindo assim o impacto ambiental.

Desta forma, a fossa séptica apresenta relevante importância tanto para a saúde dos moradores, quanto para a qualidade ambiental, pois o solo e a água subterrânea não serão contaminados. Encontre aqui preços promocionais, descontos e contratos de manutenção para facilitar a realização dos serviços.

A fossa séptica é uma estacão de tratamento. Ela faz o processamento dos sólidos e líquidos provenientes do esgoto da casa. Inicialmente, os dejetos chegam até as fossas através dos encanamentos sanitários sendo depositados e armazenados em um tanque, geralmente de concreto ou plástico. Apos entrarem no tanque, sólidos e líquidos se separam. Por serem mais pesados que a água, os sólidos provenientes da matéria orgânica, decantam no fundo do tanque, enquanto os líquidos, como águas residuais e óleos, ficam na superfície.

Então, no fundo do tanque, começa a ação das bactérias para decompor esse sólido. Essas bactérias possuem fundamental importância no processo, visto que além de contribuírem para a eliminação do material orgânico, eliminam também o cheiro da fossa.

Com o uso, o tanque inicial vai enchendo e a água que conduziu os dejetos até ali, em dado momento, escapa para um segundo tanque através de um encanamento que funciona como um filtro, composto de cascalho e outros materiais filtrantes. Esse tanque, também conhecido como sumidouro, armazena a água tratada para ser expelida ou ser reutilizada. Há fossas sépticas mais complexas, que possuem outros tratamentos que são capazes até de deixar esta água resultante do processo potável.

No entanto, para o bom funcionamento da fossa séptica, é fundamental a realização de manutenção periódica, pois a ausência desses cuidados pode se materializar em uma série de transtornos a partir do entupimento da estrutura, ate danos à saúde e ao meio ambiente.

Como é feita a limpeza da Fossa Séptica?

Como dito anteriormente, a manutenção da fossa séptica é fundamental para evitar problemas sérios. Por isso, recomendamos que a limpeza e o escoamento seja feita todo ano.

Contamos com preços promocionais, descontos e contratos de manutenção para facilitar a realização dos serviços. A necessidade da manutenção acontece no momento em que o lodo resultante do processo de fermentação das bactérias precisa ser retirado do tanque. Esse lodo não some com o passar do tempo, ou seja, é necessário removê-lo.
Para sua remoção, é indispensável a contratação de um limpa fossa, pois se trata de operações complexas que não podem ser realizadas corretamente por qualquer um.

O caminhão limpa fossa utiliza mangueiras ligadas a bombas hidráulicas para sugar o lodo do tanque séptico. Esses dejetos são transferidos para um tanque acoplado ao caminhão, que ao finalizar o escoamento da fossa, transportará e descartará este material em uma das estações de tratamento de esgoto indicadas pela Copasa. A realização deste procedimento por uma empresa legalizada é fundamental para garantir a saúde das pessoas e a preservação do meio ambiente.

Além disso, alguns cuidados podem e devem ser tomados pelos usuários das fossas sépticas, como ficar atento aos sinais de entupimento, vazamento e mau cheiro, além de não colocar objetos sobre a tampa da fossa a fim de evitar quebrá-la.  Por fim, é indicado sempre estar atento e seguir às recomendações do fabricante da fossa, que indicam os cuidados a serem tomados para garantir a efetividade da estrutura.

Como receber orçamentos grátis?

Receba orçamentos grátis pelo telefone ou formulário de contato. Compare preços e serviços com simplicidade e eficiência, receba cotações grátis e sem compromisso de desentupidoras profissionais em Curitiba. O formulário será automaticamente enviado para encanadores licenciados na sua área que entrarão em contato com você diretamente. Clique e confira, grátis e sem compromisso! Trabalhe com Desentupidoras que atuam conforme as regras da Vigilância Sanitária (Anvisa) e da COPASA.